O coronavírus, o trabalho remoto e a oportunidade da vida reorganizada

Muito tem se discutido sobre os impactos do coronavírus no dia a dia e ações das pessoas agora durante a crise das transmissões. Mas as reflexões vão além e também abordam os hábitos em geral e a forma de trabalhar das pessoas.

Leia também: https://www.futurolabs.com.br/licoes-da-china/

Empresas que nunca tinham nem considerado o trabalho remoto se vem na obrigação de adota-lo, e isso pode mudar muita coisa no pós crise. 

Estamos vivendo um “teste forçado” desse modelo de trabalho que ainda sofria resistência de parte das empresas e profissionais. 

Ficará exposto o quanto podem estar despreparados para esse modelo ou até o quanto já estão preparados e não faziam uso dessa estratégia que pode trazer inúmeros benefícios econômicos e sociais.

Isso não quer dizer que todas empresas vão passar a adotar o trabalho remoto de vez, mas esse momento de contenção do coronavírus vai servir como uma boa reflexão. 

Exigir deslocamentos ao escritório todos os dias para trabalhar em um aparelho que você pode levar para usar em qualquer lugar, vai parecer sem sentido para muito mais gente. 

Os profissionais poderão perceber o quanto sua qualidade de vida pode melhorar enquanto se produz o mesmo ou até mais.

Photo by Brooke Cagle on Unsplash

O tempo recuperado, normalmente gasto em grandes deslocamentos, vai se mostrar valioso para ser usado com atividades pessoais quando perceberem que podem começar e/ou terminar o dia de trabalho mais cedo.

Muitos se darão conta que existe um mundo em que as pessoas organizam o trabalho em torno das suas vidas, e não o contrário.

Vai ser difícil voltar à produtividade medida pelo tempo e não pela produção.

Vai ser difícil voltar à rotina de 2 horas de trânsito diária e a “clausura” das 9 às 18h sem conseguir tempo para cuidar da saúde física, mental e relacionar-se com família e amigos. 

Vai ficar claro que a tecnologia de hoje e a flexibilidade na jornada nos permite melhorar e muito o nosso equilíbrio de vida pessoal e profissional. Nos permite produzir, no período, local e condições que é melhor para cada um e não ter que seguir horários padronizados como se todos apertassem um botão interno para iniciar sua produtividade, e desligassem ao fim do turno. 

Não funcionamos como máquinas que produzem regularmente durante todas as horas de trabalho, somos humanos que são altamente afetados pelo ambiente, humor, energia, tipo de atividade, tudo isso afeta a produtividade de cada um e consequentemente as entregas.

E o que importa em um negócio no final das contas? Resultado certo?

Resultado é o conjunto de entregas bem sucedidas, e vamos combinar que manter todos em um mesmo lugar das 9 às 18h, não é o que garante a plena produtividade dos profissionais.

É impossível não sentir os benefícios do trabalho remoto, e esse período de coronavírus vai colocar luz nisso.

E as empresas? Notarão benefícios na implementação do trabalho flexível e remoto?

Photo by Annie Spratt on Unsplash

Possivelmente. A maioria verá que consegue funcionar e gerar resultados com menos gente indo todo dia ao escritório. 

Consequentemente vão repensar o tamanho e centralização de seus espaços que podem ser revertidos em mais capital para investimento com outros propósitos.

Uma empresa gasta cerca de R$ 3.000 por mês, por funcionário, para estarem todo dia no seu espaço do escritório.  Considerando uma média de  200 funcionários, são mais de 7 milhões de reais no ano. 

Pesquisas mostram que pelo menos 30% de todas empresas podem trabalhar remoto pelo menos alguns dias da semana, ou seja, mais de 2 milhões de reais por ano economizados. Sem contar as melhorias em saúde, motivação, redução de absenteísmo e maior produtividade.

Não estou defendendo aqui se deva trabalhar remoto o tempo todo, todos os dias e ficar no seu homeoffice para sempre sem ir ao escritório como possivelmente viveremos nas próximos semanas por conta do coronavírus. Precisamos sim nós encontrar, discutir, fazer brainstorm e reunir as equipes, socializar, mas não todo santo dia. Quantas vezes você já não passou o dia focado no computador quase sem falar com ninguém? Fez sentido ir ate o escritório?

Antigamente fazia todo sentido e era bem visto ter escritórios grandes e pomposos, hoje isso está sendo repensado. 

Antigamente aquelas pessoas que chegavam cedo, saiam tarde, não tinham tempo para atividade física, nunca viam os filhos acordados e tinham zero vida social fora do trabalho eram bem vistas e exaltadas, hoje isso está sendo repensado.

É importante refletir sobre hábitos diários e regras que seguimos sem nem questionar só porque todo mundo faz.

Sou uma questionadora compulsiva, preciso de um porque pra quase tudo, principalmente nas ações feitas por repetição no estilo “sempre fiz assim” ou “porque mudar se está funcionando”… Está mesmo? Não tem um jeito melhor de fazer? 

A era do “só funciona quando tem sofrimento” está com os dias contados. 

O trabalho ocupa uma parte muito grande da nossa vida para ser algo que prejudique tanto nosso bem estar, nossa produtividade deveria ser potencializada e não reprimida com padronizações que perderam o sentido no mundo de customizações e olhar voltado ao indivíduo em que vivemos hoje.

Se tudo já estava mudando, o coronavírus faz acelerar a mudança e desafiar a todos que estavam resistentes e presos até hoje ao modelo de trabalho de controle fabril que tínhamos desde a revolução industrial. 

Não posso afirmar que o pós coronavírus será de pleno trabalho remoto e flexível, mas que haverá ao menos uma reflexão profunda e adaptações nas empresas e profissionais, isso terá!

Sobre a Outoo

Outoo é uma plataforma de busca e reserva de espaços de trabalho “outoffice”, ou seja, fora do escritório em espaços compartilhados.

Esses locais não estão a salvo nesse momento de crise, as recomendações são de ficar em casa mesmo, homeoffice, então nesse momento o uso da plataforma não se faz necessário. Mas de toda forma, estamos inseridos no mundo do trabalho remoto e flexível, e temos gerado conteúdos, principalmente em artigos do blog, voltados ao homeoffice e trabalho remoto, com dicas, histórias, dificuldades e oportunidades desses modelos. 

Convido você a acessar outoo.com.br/blog e buscar pelas tags desses temas para te ajudar a se preparar para esse momento caso seja algo novo para você. 

Nosso principal objetivo é difundir e apoiar todas os modelos de trabalho que te tragam autonomia, liberdade geográfica e ganho de tempo, produtividade e qualidade de vida.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *