Carta aberta aos coworkings

Prezados donos e gestores de coworking,

Sou a Fernanda, fundadora da Outoo que é uma plataforma de busca e reserva de espaços de trabalho principalmente voltada a pessoas que trabalhem remoto e precisam buscar lugares para trabalhar por algum período. 

Leia também: https://www.futurolabs.com.br/ecossistema-de-espacos-a-melhor-estrategia/

Essa plataforma ainda é o primeiro modelo, estamos desenvolvendo muitas novidades para te ajudar nas demandas que venham a surgir, nos novos modelos de trabalho e usuários mais dinâmicos, além dos habitantes que vocês já tem, temos recebido muitas solicitações de empresas que estão estudando encontrar lugares para as equipes que ficarão permanentemente remotas seja como local fixo ou para servir de apoio por alguns dias da semana, salas de reunião e eventos recorrentes.

A intenção da Outoo é levar para vocês todo tipo de demanda, dessas mais dinâmicas até mesmo a captação inicial de clientes que posteriormente virem mensalistas direto com os coworkings. 

Eu gostaria também de contar para vocês os 5 pontos principais que aprendi em 15 anos de experiência em espaços de trabalho e especificamente em trabalho remoto e futuro do trabalho nos últimos três anos, principalmente voltado a empresas, e porque estou otimista com o que virá:

  1. O trabalho remoto é um caminho sem volta, agora que todos experimentaram viram benefícios, ele será mandatório, em pelo menos alguns dias da semana, para todos que tem o computador como principal ferramenta de trabalho;
  2. Flexibilidade é o novo objeto de desejo da maioria dos colaboradores, seguir as mesmas regras, horários e estar sempre no mesmo escritório das 9 às 18h, vai ficar cada vez mais difícil;
  3. A diversificação dos espaços de trabalhos será cada vez maior, ja que se pode trabalhar de qualquer lugar, o #anywhereoffice , é preciso oferecer uma diversificação de espaços para atender aos diferentes tipos de atividades e localização das pessoas;
  4. A sede da empresa passará a ser um ponto de encontro para atividades pontuais e também o local de vivência da cultura, reforçar missão e valores, o dia-a-dia de trabalho acontecerá em muitos outros lugares; 
  5. Os espaços de trabalho do futuro próximo devem ser multifuncionais, a tendência é que virem um misto de coworking, centro cultural, espaços de convivência que as pessoas vão quando quiserem/precisarem, de acordo com o tipo de trabalho do dia, do clima, do trânsito, da localização que estiverem e da atividade que vão exercer naquele dia

Dito isso, eu acredito muito que a médio prazo os coworkings serão essenciais e o grande ponto de encontro para as pessoas, além dos empreendedores e autônomos que já eram a maioria do público.

Acredito que funcionários de empresa que estão sendo colocados em home office vão buscar alternativas além da própria casa e como ja citei anteriormente, as empresas buscarem espaços alternativos para encontros de equipes, eventos de alinhamento e para distribuir suas equipes na cidade não mais centralizadas em um mesmo espaço.

Por conta dessa crescente demanda, lançamos no mês passado uma consultoria de inteligência e design, a Outoo ID, voltado tanto para empresas que buscam novas alternativas e estratégia para seu portofilio de espaços de trabalho fazendo o link com espaços de trabalho compartilhado, como também para donos de espaços que queiram atualizar seus espaços para se preparar para as novas demandas.

A forma de consumir espaços está mudando, e o que passamos com o Covid acelerou essa mudança, estou bem confiante que a nossa plataforma e consultoria será um canal de conexão entre pessoas, empresas e espaços de trabalho da nova era.

Contem com a Outoo e Outoo ID para fazerem parte do mundo do trabalho da nova era, a era do trabalho remoto, flexível e fluído, onde a liberdade geográfica ganha um imenso valor e espaços para trabalhar serão múltiplos e distribuídos gerando fluxos dinâmicos por toda parte.

Esse é parte da “carta”que enviei no inicio da semana aos coworkings cadastrados na plataforma da Outoo, resolvi dividir aqui nesse artigo após ver a noticia de hoje (18/06/2020) do Valor Econômico com o titulo “Coworkings perdem receita mas querem se reinventar na crise

Ninguém tem ainda as respostas, estamos em plena transformação, mudança de era e paradigmas, minha opinião é reflexo dos meus anos de experiência na “antiga era”, pesquisa sobre o futuro do trabalho e seus espaços e principalmente no que acredito piamente ser o caminho certo para todos nós!

Aguardo, otimista, as cenas dos próximos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *