Transformando Espaços de Trabalho: A Armadilha do “Único Tipo Certo” de Espaço

Não pense que por ser uma construção perene, espaços físicos não mudam…

Estamos em constante transformação e os espaços de trabalho também evoluem.

Leia também: https://www.futurolabs.com.br/repensar-e-redesenhar-a-forma-e-espaco-de-trabalho-da-nova-era/

A busca por ambientes que inspiram criatividade, colaboração e produtividade impulsiona a criação de novos modelos, desafiando a ideia de que existe um único tipo ideal de escritório.

Todos tipos de espaço de trabalho funcionam, mas nenhum funciona para todos.

Espaços abertos: benefícios e desafios

Espaços de trabalho abertos, os famosos “open space” ou “mesões”, com mesas compartilhadas e poucas divisórias, conquistaram popularidade por promoverem a interação e o trabalho colaborativo. No entanto, podem ser desafiadores para quem necessita silêncio, tempo de concentração e privacidade.

O mito do “aquário” e das “baias”:

Escritórios em formato “aquário”, com grandes áreas envidraçadas, e “baias”, com divisórias altas que isolam os colaboradores, são frequentemente vistos como ultrapassados. Porém, não se engane, há lugar para esses e outros tipos de configuração de espaços, que podem ser soluções eficazes, dependendo das necessidades da empresa e dos seus colaboradores.

A importância da personalização:

A chave para o sucesso da configuração de espaços de trabalho está na personalização. Cada empresa possui uma cultura, ritmo de trabalho, tipos de atividades e necessidades específicas que devem ser consideradas na criação do ambiente ideal, sob medida, sem apenas replicar uma moda ou um mesmo layout padrão.

A arquitetura redesenha o futuro do trabalho:

A arquitetura pode propor soluções inovadoras para os espaços de trabalho, como:

  • Ambientes multifuncionais: Espaços que se adaptam a diferentes atividades, como trabalho individual, colaborativo, reuniões,  eventos e muitas outras possibilidades.
  • Integração da tecnologia: Infraestrutura que facilita a conectividade, organização e trabalho assíncrono, associados ao uso de dispositivos móveis e a realização de videoconferências.
  • Sustentabilidade: Materiais ecológicos, otimização do consumo de energia e água, uso de recursos naturais e abundantes para integrar nos espaços e a integração da natureza no ambiente de trabalho.

A escolha do modelo ideal (de cada momento de empresa):

A escolha do modelo ideal de espaço de trabalho depende de diversos fatores, como:

  • Tamanho da empresa: Empresas com um grande número de colaboradores podem se beneficiar de espaços abertos que promovem a interação, enquanto empresas menores podem optar por ambientes mais privativos.
  • Tipo de trabalho: Tarefas que exigem concentração podem ser prejudicadas em ambientes com alto nível de ruído e distrações.
  • Cultura organizacional: Empresas com culturas colaborativas podem se beneficiar de espaços abertos que facilitam a comunicação e o trabalho em equipe.
  • Momento e Objetivos da empresa: a estratégia para espaços físicos tem relação direta com o momento que o negócio está vivendo e deve refletir objetivos e valores.

Portanto, não existe um único tipo ideal de espaço de trabalho. A chave para o sucesso está no entendimento e diagnóstico das necessidades da empresa e colaboradores e a personalização dos ambientes.

A arquitetura por essência, tem um trabalho holístico que olha para a cidade, a sociedade, os comportamentos e a natureza (humana e ambiental), e pode evitar problemas de trilhões no caso dos espaços de trabalho, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis (que se sustentam ao longo do tempo) que permitem a criação de espaços flexíveis, adaptáveis e que inspiram criatividade, colaboração e produtividade.


Arquiteta do Futuro do Trabalho

Eu sou a Fernanda Mourão, uma arquiteta especialista em Futuro do Trabalho. Empreendedora apaixonada pelo universo do trabalho, uso a minha formação para projetar e construir soluções para as formas de trabalhar que acredito.

E o resultado dessa equação são pessoas mais produtivas e felizes, empresas com melhores resultados e performance, as diretrizes de ESG endereçadas e as cidades mais distribuídas e sustentáveis de se viver.

Quer trazer essa potência do trabalho flexível para sua empresa?

Me chama pelo canal que preferir, afinal sou flexível 🙂

Email: fernanda@futurolabs.com.br

WhatsApp: 11 95020-2210

COMO POSSO TE AJUDAR:

→ Workshop e Palestra sobre Futuro do Trabalho, Tendências de espaços e Modelos de trabalho possíveis.

→ Mentoria para gestores e equipes de Facilites, Arquitetura e RH responsável pelos modelos e espaços de trabalho e para arquitetos e Designers que querem projetar espaços de trabalho pautados em Activity based design, Cultura e Tecnologia.

→ Consultoria work.in.lab :

  • Para apoiar empresas na transição ou revisão do modelo de trabalho, desenvolvendo propostas que conectem Cultura, Espaços físicos e Mobilidade com Tecnologia e Dados.
  • Para desenvolvimento de estratégia e macro-projeto de espaços físicos e mobilidade.
  • Para aplicação de ESG nas decisões de modelos e espaços de trabalho.

→ Soluções digitais para facilitar o seu dia a dia:

  • spacein | tecnologia e dados : é uma plataforma web de mapeamento, reserva e gestão de espaços, que traz inteligência de dados para as dinâmicas de uso de espaços de trabalho.
  • Outoo : plataforma que busca a reserva de diferentes tipos de espaços para trabalhar e promover encontros pelas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *